Em tempos de Copa do Mundo, é tempo de esquecer todo o sofrimento do povo. Afinal, é a nossa Seleção pentacampeã mundial que está em campo, pronta para tentar mais um título e dar alegrias ao povo. E daí se tem gente que não tem o que comer todos os dias, ou que a saúde, educação e outros bens essenciais para a população está em frangalhos? É hora de esquecer tudo isso e tomar várias caixas de cerveja, comer churrasco e faltar trabalho por "irresponsabilidade". É hora de comprar bandeirinhas, enfeitar casas, ruas, esquinas, comprar nossos adereços e cornetinhas para cada gol, vibrar. E o resto, que vá tudo para o inferno, como dizia Roberto Carlos.
Nosso patriotismo é algo impressionante. Não pelo fato de sermos apaixonados pelo nosso país (isso é RARO), mas sim porque só demonstramos isso em épocas específicas, ou então de grandes eventos, como a própria Copa do Mundo ou então as Olimpíadas. Rara é a cena de alguém vestindo algo que lembre nosso país, ou algum local enfeitado com as nossas cores. Será que o Brasil não merece atenção especial todos os dias? Todos os dias, somos derrotados. Perdemos com políticos corruptos, com golpes do Capitalismo contra a população (será esses eventos alguma jogada do Capitalismo? Pense bem...), nossos direitos essenciais jogados ao vento, a população sendo tratada como bicho, sem ao menos tentar se defender... Enfim, quem vê tudo isso pode abrir a boca e dizer: "Ah, por tudo isso que eu não tenho motivo para ser patriota". Quem diz isso, não é patriota, mas sim, IDIOTA. Sim, afinal, por todos esses motivos é que nós temos que fortalecer nosso patriotismo. Demonstrar nosso amor à nossa Pátria mãe gentil não é só vestir a camisa a do Brasil e beber cerveja na hora do jogo, mas sim, se engajar na luta contra toda a podridão que toma conta do nosso país.
Outra coisa que é importante ressaltar: Quem se demonstra patriota mesmo, tem o DEVER de conscientizar quem é "patriota". Claro, pois uma coisa é fato no Brasil, que é a "analfabetização" política da população, que faz com que todos se achem incapazes de lutar por seus direitos, seja por um posto de saúde com serviços de qualidade, uma educação digna ao nosso povo ou mesmo por uma chance de viver com a mínima dignidade possível no nosso país. Teoricamente, esse é um dever dos nossos políticos, que são "patriotas". Entretanto, não é interessante para eles um povo com amor à Pátria, mas sim um povo "tapado". Então, cabe aos mais conscientes esse papel, e ABOLIR com o que podemos chamar de "patriotismo burro".
Portanto, é necessário pensar: O Brasil perdeu na Copa, ou ele perde todos os dias? Quem souber responder essa pergunta, já é um grande passo para ser um patriota inteligente.