terça-feira, 11 de maio de 2010

UEPa: Um "escolão".

O sonho de grande parte dos jovens que têm acesso à esducação (independetemente de ser pública ou privada), sonham em entrar dentro de uma Universidade. Entretanto, esse sonho não é acessível à todos que querem, mas sim, infelizmente, para os que podem, por conta de governantes que transformam o direito à educação de qualidade em mercadoria.

Aos que conseguem esse acesso, entram dentro de uma Universidade pensando que tudo muda. E realmente, muita coisa muda mesmo, principalmente para quem sai de uma escola privada para uma Universidade Pública. Mas no caso da UEPa, não é muita coisa que muda. A começar pelas mentalidades e pelos valores que são trazidos dessas escolas e que muita gente faz questão de manter dentro da UEPa: completo desinteresse pelas causas sociais (luta trabalhista, problemas da sociedade em si que afetam em sua vida acadêmica, falta de materiais, dentre outros). Essa política de despolitização faz com que muitos estudantes não enxerguem que muita coisa dentro da UEPa está errada.

Primeiramente, a falta de estrutura básica que se deve ter dentro de uma Universidade, como salas de aula suficientes, materiais multimídia e até mesmo, canetas para escrever nos quadros, são notoriamente vistos e, por conta desse desinteresse dos estudantes para os problemas enfrentados por eles, encaram isso como algo normal, o que é absurdo. Se a população brasileira tem o direito garantido constitucionalmente de ter uma educação pública, gratuita e de qualidade, o governo deveria oferecer o mínimo de infra-estrutura para que isso ocorra.

Outro problema sério enfrentado pelos estudantes (e que também é encarado como 'normal'), é o total desrespeito dos funcionários para com os interesses ou mesmo necessidades dos estudantes. Afinal, é inadmissível que os interesses estudantis sejam atropelados por qualquer motivo. O descaso é tanto que é comum alguns estudantes serem taxados como "chatos" por reclamarem do que está errado, e estes acabam por serem boicotados covardemente pelos nossos administradores.

O que se deve fazer para mudar esse quadro? É papel dos CA's da Universidade estarem engajados na luta pelo interesse dos ESTUDANTES, sem se vender covardemente para os que não têm interesse pela nossa causa. E não é apenas de ir brigar por um espaço ou por material, mas sim de mudar toda a mentalidade de "ensino médio" que muitos estudantes possuem mesmo dentro da Universidade. Só assim, poderemos dizer que a UEPa é uma Universidade de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário