A língua portuguesá é realmente maravilhosa mesmo. É tão maravilhosa que é capaz de fazer com que duas palavras sinônimas possam ser abordadas em sentidos diferentes. Hoje eu percebi isso.
Mais uma vez, a aula de psicomotricidade foi o palco do espetáculo de pensamentos que me veio à cabeça. Depois de ir para Santa Casa pastar (a professora não deu aula), voltar para a UEPA, resolver ou receber os problemas de lá com o CAFISIO e uma aula prática de RTM (a melhor parte da manhã, fui até elogiado), fui com aquele pensamento: "Espero que a aula não seja chata, pois eu não agüento mais..." Eu realmente estava muito cansado para qualquer coisa hoje.
Começou a prática, onde os alunos deveriam ESCUTAR a pulsação dos colegas com o ouvido, sem o estetoscópio e em determiadas partes do corpo: braços, pernas, abdomen, braços e peito. Fiz com minha amiga Nathália, que deitou e tive que ESCUTAR as pulsações dela. Sentir o pulsar das artérias ou mesmo do coração dela foi o que consegui.
Daí, vieram os comentários da professora. Ela fez uma colocação interessantíssima sobre escutar e ouvir. Ela diferenciou que o OUVIR é apenas dar ouvidos ao que se fala, mas não ter a capacidade de sentir o que está sendo colocado juntamente com as palavras, ou seja, algo completamente mecanico. Já o ESCUTAR é sentir o que se fala. Saber usar as palavras corretas ao que nos está sendo dirigido. É o que seria o dever de um amigo: escutar, sentir o que o outro sente e saber falar o certo no momento exato.
Estive pensando: será que todos escutam? Será que EU escuto? Não me exluo desse questionamento, afinal, nunca chegaram comigo e falaram o contrário. Todos se dizem amigos nossos, mas alguns mesmo que sabem nos escutar. Estes seriam os verdadeiros amigos. Bom, eu sei que os tenho. Querer aprender a sentir o que ouvimos é importante, é fundamental para que qualquer relação seja frutífera. Necessidade quase vital para nossas vidas.
E você? Ouve ou escuta?
bem... vale lembrar que assim como saber escutar é sentir o que seu "amigo" está falando, precisamos acima de tudo, aprender a ficar calado!! Ou seja, tem certos momentos que as pessoas só precisam de um desabafo.. e isso não lhe dá o direito de falar sobre a sua vida ou algo parecido que lhe aconteceu!!
ResponderExcluirrapaz... eu escuto mas nem sempre dou ouvido...
ResponderExcluir